RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2011
Novamente estou participando da Blogagem Coletiva organizada pela fofa da Angélica do blog Pensamento Tangencial e como combinado hoje estou publicando as respostas! Se você quiser conferir todos os blogs participantes dá um pulinho no blog da Ange e divirta-se! Clique aqui.
- O livro infanto-juvenil que mais gostei: Obviamente aqui tinha que estar a série mais fofa desse mundo: Fazendo meu filme!! Não sei dizer qual é o meu preferido, os 3 livros merecem destaque, pois são incríveis. A Paula Pimenta me fez voltar a ter 16 anos!
- A aventura que me tirou o fôlego: Este ano li o primeiro livro da série Percy Jackson e gostei muito, é aventura do começo ao fim. A cada capítulo algo surpreendente acontece e faz com que a história tenha ritmo e prenda o leitor. Então, meu voto vai para 'Percy Jackson e o Ladrão de Raios'.
- O terror que me deixou sem dormir: Li nada de terror não, tenho medo!
- O suspense mais eletrizante: Foi um gênero que não li este ano.
- O romance que me fez suspirar: Em e Dex. Dex e Em. "Um dia" vai estar sempre na minha lista de livros preferidos do coração. Me fez, rir, chorar e suspirar.
- A saga que me conquistou: Uma saga que eu terminei em 2011 e que me cativou foi a trilogia Wake, li os dois primeiros ano passado, mas o terceiro livro Gone, que é o meu preferido, foi lido este ano.
- O clássico que me marcou: Eu comecei o ano dizendo que leria mais clássicos, porém são tantas novidades que eu confesso que falhei neste quesito. Prometo melhorar para o ano que vem =)
- O livro que me fez refletir: A Bianca Briones escreveu uma história de amor muito linda com muitos detalhes que lembram fatos da minha vida, então com certeza 'Entre o amor e a amizade' foi um dos livros deste ano que mais me fez refletir!
- O livro que me fez rir: Sem dúvida eu quase chorei de tanto rir com 'Qual seu número?' da Kayn Bosnak, é mega divertido!
- O livro que me fez chorar: Eu tô meio chorona, mas teve um livro em especial que me fez chorar mais que os outros que foi 'Cante para eu dormir' da Angela Morrison. Não posso dizer o motivo porque seria spoiler, mas o livro é emocionante!
- O melhor livro de fantasia: Apesar de ser um dos meus gêneros preferidos eu li pouca fantasia, este foi um ano de romances e chick-lits, rs. Mas eu gostei muito do livro 'Lulital' da Pri Beletato que é ambientado em um mundo de fadas, elfos e seres mágicos. Uma história leve e muito bem escrita que merece o meu voto hoje.
- O livro que me decepcionou: O prêmio de casal mais chato da história com certeza vai para Tristan e Ivy! Um romance meloso com protagonistas certinhos demais... não deu pra mim! Beijada por um anjo foi uma mega decepção. Ainda bem que não comprei!
- A frase que não saiu da minha cabeça: "Dexter, eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. Só que eu não gosto mais de você." (Um dia - David Nicholls)
- O(a) personagem do ano: Emma Morley (Um dia - David Nicholls)
- O casal perfeito: Ok, estou ficando chata com isso, mas só consigo pensar em uma resposta - Em e Dex!
- O(a) autor(a) revelação: Em 2011 li muitos 'primeiros livros' e conheci muitos autores novos, mas uma em especial me conquistou por escrever tão bem um estilo que eu gosto tanto que é o chick-lit. Então, vou escolher a Camila Nascimento Silva autora de 'Você tem meia hora'.
- O melhor livro nacional: Li ótimos livros nacionais em 2011, é muito difícil escolher um só. Adorei ler 'Nove minutos com Blanda' da Fernanda França, 'Entre o amor e a amizade' da Bianca Briones, 'Lulital' da Pri Beletato, 'Antes tarde que mais tarde' da Liana Cupini, 'Pobre não tem sorte 2 da Leila Rego', 'Chantilly' da Mare Soares, 'A Pílula do amor' da Drica Pinotti, 'Fora de mim' da Martha Medeiros, 'Até eu te encontrar' da Graciela Mayrink e 'Um sonho a mais' da Nanda Meireles. MAS... como eu tenho que escolher um será o livro que mais me emocionou e me fez rir, 'Você tem meia hora' da Camila Nascimento Silva.
- O melhor livro que li em 2011: Ohhhh.. qual será? rs... Claro que foi 'Um dia' do David Nicholls!
- Li em 2011 47 livros.
- A minha meta literária para 2012 é: Vou aumentar um pouco a minha meta, já que consegui bater a do ano passado. Para 2012 minha meta será de 45 livros.