CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Desafio - Leitura Nacional


A escritora e blogueira Nanda Meireles criou o Desafio Leitura Nacional e me indicou para participar. Obrigada por lembrar do "Livros da Vivi" :)


Esse desafio visa demonstrar que vale a pena investir em um livro nacional. Ao aceitá-lo, você responderá as questões abaixo agora e voltará à fazê-lo no fim do ano. Então, compararemos as respostas e veremos qual foi o balanço.

1- Quantos livros nacionais há na sua estante?
19 livros.

2- Quando e qual foi o último livro nacional que você comprou?
O último que eu comprei foi 'A Batalha do Apocalipse' do Eduardo Spohr, mas ainda não li.

3- O que achou dele?
Eu não li ainda, mas depois da entrevista do Eduardo no Jô fiquei super interessada no livro, pois vi que é uma história muito rica de detalhes e são inúmeras as críticas positivas por aí.

4- Dentre os livros que você já leu, qual mais te desagradou e qual mais te surpreendeu?
Não tem nenhum que me desagradou totalmente dos que li recentemente, apesar de sempre ter um detalhe que eu mudaria na história, mas é uma questão de opinião. E um dos livros que me surpreendeu foi o 'Todas as estrelas do céu' do Enderson Rafael, pois a narrativa é ótima e é uma história muito bonitinha, apesar do final ter me deixado com muita raiva, né, Ende? :P

5- O que acha que falta aos autores nacionais para que a barreira do preconceito dos leitores seja vencida? 
Acho que os livros são poucos divulgados, as editoras deveriam investir mais nos seus autores, pois o marketing faz toda a diferença. Os próprios autores fazem um ótimo trabalho de divulgação na internet, mas as pessoas que não estão por dentro de blogs literários, twitter e etc, não têm como conhecer seus trabalhos.

6- Cite três livros nacionais que você espera ler em breve:
 - Nove minutos com Blanda - Fernanda França
 - Um sonho a mais - Nanda Meireles
 - Entre o amor e a amizade - Bianca Briones

7- Indique 5 Blogs para responder à esse desafio:

13 comentários:

  1. oii amiga!!!

    que vergonha, quase não tenho livros nacionais, mas sempre que posso empresto um ou outro na biblioteca... espero reverter essa situação.

    bjoo
    ;*

    ResponderExcluir
  2. OI ahuhau
    'A Batalha do Apocalipse' do Eduardo Spohr é um ótimo livro! ;d

    ResponderExcluir
  3. AHHHH, que linda!
    Que bom que tu lembrou de mim e da Elena *-*
    Vamos participar, certeza! S2

    Amiga, manda os seus parentes embora e volta a fofocar comigo no msn :(

    ResponderExcluir
  4. Também estou envergonhada acho que tenho deixe-me ver,apenas 4 livros de autores nacionais, dois da Lya Luft que amo...mas gostaria muito de comprar o livro do Spohr, "Todas", "Chantilly", "A Pátrida" e varios outros mas tenho que ir devagar. Bjkss

    ResponderExcluir
  5. Nossa que vergonha, só tenho uns 6 livros nacionais na minha estante. Mas esse ano pretendo aumentar bastante essa coleção porque já quero pelo menos uns 5 de escritores nacionais.

    xx

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você que precisamos divulgar mais os escritores nacionais, principalmente os mais recentes. Tem tantos livros legais e as vezes até melhores do que alguns estrangeiros mas nem ficamos sabendo. Eu mesma só comecei a conhecer mais dos livros daqui depois que comecei a visitar os blogs literários.
    Adorei que você falou bem de A Batalha do Apocalipse, tenho ele aqui em casa já esperando pra ser lido, e acho que vai ser uma grande leitura :D
    Beijo

    Carine
    okaycult.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ah, que lindo *-*

    Também quase morri com o final do "Todas", rs. Mas amei o jeito do Ende narrar. Louca para ler "Três Céus"!

    Eu ri aqui com os comentários, mas o desafio é para isso mesmo. Fazer a galera perceber que está na hora de se arriscar mais com os livros nacionais. No final, valerá a pena.

    Amei encontrar meu livro aí na sua lista *-*

    Beijão, Vivi.

    ResponderExcluir
  8. Aiii Adorei as respostas e o MEME!!!
    Super ótimo!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse meme! =D
    A Nanda mandou bem!

    Suas respostas estão ótimas... Ultimo que ganhei foi "A Batalha..." tb... não vejo a hora de ler!

    Obrigada por me indicar, Vivi!!!

    bjuss

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho poucos livros nacionais, mas espero que isso mude logo! Esse ano já li mais que no ano passado, então pretendo continuar assim! =)

    O final de Todas As Estrelas do Céu me fez chorar TANTO! Até hoje eu lembro e fico com o coração na mão... =(

    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  11. Tenho uns 25 nacionais (sem contar os 20 da coleção do Globo), mas a maioria são clássicos... (Graciliano Ramos, Machado de Assis, João Ubaldo, Jorge Amado, etc...).

    Não tenho acompanhado muito a cena literária nacional, mas recomendo FORTEMENTE os livros do Chico Buarque, que por incrível que pareça, é tão bom músico quanto escritor. (Ah, esses gênios....).
    Já li Budapeste, Leite Derramado e Benjamim, e todos são maravilhosos. Comprei agora "Estorvo", mas a Karol está lendo. Ela tem mais uns 40 nacionais (excluindo os que temos repetidos), então tenho leitura nacional que não acaba mais...
    Mas é aquilo, a indústria nacional é fraca no que se refere a divulgação, marketing, investimento... publicar um livro no Brasil é caro e não traz retorno financeiro na maioria das vezes (alguns poucos até se destacam), mas é quase que "realizar um sonho"... e tem muito da nossa cultura americanizada também... numa prateleira, você compraria "O Vampiro de Nova York" ou "O Vampiro de Bangu"?
    É complicado...

    ResponderExcluir
  12. Também só ouço criticas boas sobre A Batalha do Apocalipse! eu mesma sou uma dessas pessoas que não curtem literatura nacional, mas vou criar o hábito de ler pelo menos um livro nacional por mês pra ver se mudo de opinião.

    ResponderExcluir
  13. tenho poucos livros nacionais, mas estou mudando isso.
    estou lendo cronicas dos senhores de castelo e gostando bastante!
    e depois pretendo ler vale dos anjos

    ResponderExcluir