CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

sábado, 1 de janeiro de 2011

Escuridão - Elena P. Melodia

"E se você comçasse a ter premonições macabras? E se elas começassem a se concretizar? Abra o caderno de Alma. E descubra o que é medo."
Alma tem 17 anos, e nada em sua vida a difere das meninas da sua idade: escola, programas com o grupo de amigas, tédio e impaciência na relação com a família. Até o dia em que vê um caderno roxo numa vitrine e, por puro impulso, o compra. A partir daí, acontecimentos horripilantes começam a se suceder. Todos descritos em detalhes nas páginas do caderno - antes de acontecerem. Com a letra dela. Que não se lembra de ter escrito nada. Quem é Alma, na verdade? Quem é  Morgan, seu misterioso amigo de escola, que parece ter respostas para o que está acontecendo? E como impedir que as forças do mal se aproximem dela e de quem ela ama?
Conheça as respostas ao longo dos três capítulos desta saga: 
Escuridão - Sombra  - Luz
(Contracapa)



Escuridão não foi um livro fácil nas suas primeiras 120 páginas, mas acho que foi proposital. Somos apresentados a uma personagem extremamente fria e sem sentimentos, Alma é o tipo de garota odiosa que eu detesto encontrar nos livros. Sabe que é bonita e usa isso o tempo todo em seu favor, tem um grupinho fechado de amigas  formado por Agatha, Seline e Naomi onde quem quer entrar tem que passar por provas de iniciação (como se ela fosse a toda poderosa do universo) e não demonstra sentimentos por ninguém, mesmo tendo passado por fortes traumas durante sua vida.
Só que acontecimentos estranhos rondam a vida de Alma desde que comprou um tal caderno roxo numa lojinha muy esquisita da cidade. Imagine você acordar um belo dia e encontrar um conto escrito com sua letra que você não se lembra de ter escrito, e mais, no mesmo dia é noticiado um crime exatamente como o que você descreveu no conto! Tenso, né? Desde então coisas misteriosas passam a acontecer e até mesmo sua amiga Agatha passa a dar sinais de que não é quem realmente parece ser. 
O mal está ao redor de Alma e ela não sabe o que fazer. Seu amigo da escola, Morgan, parece ser o único com as respostas que ela precisa, mas ele é super misterioso e ao mesmo tempo perigoso.  Diante dos acontecimentos macabros, Alma começa a amolecer um pouco o coração, pois se vê perdida numa situação que não sabe como lidar e percebe a importância da ajuda de outras pessoas.

"Caminho nos becos fechados das casas noturnas que, quando a noite cair, ficarão cheias de vida, música, e álcool, sem se preocupar em saber quem, entre os próprios clientes, é uma pessoa de bem ou um assassino. Qual é a diferença, aliás? Somos todos iguais, com um certificado de garantia de civilidade, até que apareça um defeito, uma falha. Então nos transformamos em seres diversos, incompreensíveis, violentos.  O prazo de garantia vence e ficamos marcados para sempre: monstros." (Página 301)

Quando a Alma muda o comportamente o livro fica interessante e o mistério que envolve sua amiga Agatha também é ótimo, eu adorei a personagem dela e foi um dos motivos que me fizeram insistir na leitura. Mas devo alertá-los sobre algumas coisas do livro:

Primeiro, não espere muito do caderno roxo. Ele é o que aparece chamando para a história na sinopse do livro e parece que vai ser o grande protagonista da história, mas nem é.  Histórias só aparecem no caderno 3 vezes durante as 327 páginas, ele é apenas um mistério a mais no livro. Tive a impressão de que a autora a princípio faria dele o tema central, mas com o decorrer da escrita acabou se envolvendo demais com as histórias paralelas (que são boas).
Segundo, não espere respostas. Quando o livro começa finalmente a ficar bom você percebe que as páginas estão acabando e já fica com aquela sensação de "já sei que isso não será solucionado agora". É claro que por ser uma série eu não esperava um grande final, mas a autora coloca mil minhocas na sua cabeça e não dá uma pista sobre o que pode acontecer! Então, se pretende ler Escuridão, a minha dica é: só leia quando os próximos livros estirem lançados aqui no Brasil, pois você acaba a leitura com muita vontade de saber os porquês de tudo aquilo.
Terceiro, fiz uma pesquisa sobre as possíveis datas de lançamento dos próximos livros e não encontrei! Por que lançam um livro de uma trilogia se não sabem quando os outros estarão disponíveis? Revoltante... Vou escrever para a Editora Suma de Letras para saber diretamente deles, mas se alguém souber de alguma coisa, por favor, não esqueça de me avisar.

Outra Capa

Título: Escuridão
Autora: Elena P. Melodia
Editora: Suma de Letras
Páginas: 327
Onde comprar: Saraiva - Cultura




13 comentários:

  1. Vivi, esse é um dos livros que eu queria ter lido em 2010 e não deu tempo.Mas viu colocar ele na minha lista! Sua resenha ficou ótima. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica, vou procurar esse livro. Parece uma boa Estória

    ResponderExcluir
  3. amiga, adorei a resenha!!!
    Só que vou esperar as continuações pra procurar por ele^^

    megaa bjo
    ;**

    ResponderExcluir
  4. PAREI NA MENINA BONITONA QUE SE ACHA E TEM UM GRUPINHO DE AMIGAS u_u

    Dai pensei "Não, vou continuar lendo, vamos ver o que mais a Vivi tem a dizer". A menina comprou um livrinho roxo em uma loja "MUY ESQUISITA" HUAUSAHSAUSAHU

    Gente, para com a originalidade *ironia +900*
    É sempre em uma loja muito esquisita. Sério, quem entra em uma loja muito esquisita esperando encontrar algo normal?
    A última loja esquisita que eu conheci, era na verdade um restaurante no centro da cidade que depois eu fiquei sabendo que serve de contrabando de ipods roubados ou falsificados HUASHUAHSUSHUASHUASU

    Fiquei imaginando a sua cara frustrada com todas as perguntas que ficam no ar xD

    Peace and light,
    Eliza

    ResponderExcluir
  5. Acredita que não tive interesse nenhum nesse livro? :S Teve um tempo que o pessoal ficou falando dele, mas não me interessei...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vi, tudo bem?
    Escreveu brilhantemente a resenha, como sempre faz!
    Assim como a Babi, acima, eu também não me interessei pelo livro, mas quem sabe não dê uma chance para livros como esse mais tarde? Todo homem precisa de fantasias um dia, não é verdade?
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Nunca me interessei por este livro... não sei explicar a razão.. rs
    Adorei sua resenha!
    Obs. tenho que elogiar de novo.. seu blog está lindo!
    Bjo!

    Elis

    ResponderExcluir
  8. Ai, o livro é tenso mesmo, não foi à toa que sua amiga abandonou o livro.

    Tomara que eu ganhe a promo e tbm descubra os mistérios de Escuridão. #sorte

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  9. Huum.. adoro livros de mistério.
    Água na boca de ler!

    ResponderExcluir
  10. Que legal essa resenha.
    Gostei muito do trecho que você colocou no texto. É realmente uma coisa interessante a se pensar: a diferença entre uma "pessoa comum" e um "monstro".
    Desde a primeira vez que vi a sinopse desse livro me interessei, tenho muita vontade de ler. Espero ainda ter a oportunidade!
    Eu detesto livros que não dão respostas!! ='(

    ResponderExcluir
  11. Ninguém se interessa por autores brasileiros? Parece que a visionária América do norte afeta não só alienados, mas aqueles que tem prática pela leitura (aqueles que deveriam ser denominados cultos). A generalização vem de um meio em que jamais vi: os jovens que se interessam em ler se entregam como vítimas da propaganda. Só querem saber de produtos "made in USA" e não se diferem dos outros. Não os culpo, de maneira alguma. Mas me decepciono ao ver almas que poderiam ir muito mais além, se entregam a falta de tentativas, ao desinteresse de saber aonde pisam. Não é preconceito: eu estou lendo esse livro, e talvez me interessando (ainda é cedo para dizer). Entrei nesse site porque queria ver o rosto da outra capa, pois o livro tem dessas curiosidades, não sabemos a fisionomia de ninguém, apenas por uma descrição parcial. Me senti a vontade quando vi a informalidade da resenha e, ao criar uma imagem positiva do blog, resolvi ler os outros. Mas nenhum me interessou - todos faziam parte da saga americana adolescente. E pensei que, quem sabe um dia, vamos pensar como futuros líderes de uma nação?

    ResponderExcluir
  12. esse livro parece ser aquelas "historias americanas" que tem o pessoal do ensino medio e um grupinho de amigas nogentas, mas no final vc se surpreende e fica muito curioso para ler os próximos livros.
    Acabei hoje de ler ele.. não é uma perda de tempo, sério.
    Recomendo :D

    ResponderExcluir